quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Carol e as Girafas

Elas são tão lindas! 


Me lembro de alguns momentos marcantes que envolvem as altonas:

Os passeios pro zoológico de SP. Dentros os animais que gostava muito, sempre fixava meus olhos nas girafas. Tão altas, tão imponentes, tão... maiores do que eu. Tinha um pouco de medo, achava que elas poderiam facilmente esmagar a minha cabeça com um simples tropeço dentro da jaula. (tá, isso não é exatamente uma situação impossível).

Quando estive no Animal Kingdom me lembro do momento em que passamos por uma, durante o mini-safari. "Uau, que gigante! Já pensou se ela resolve enfiar o pescoção aqui no carro?", eu pensei em silêncio.

E quando meu sobrinho ganhou sua girafa de pelúcia, a Ziguifrida. Achei muito fofa, muito graciosa. Curioso, não? Desde então, passei a observá-las com carinho, ao invés de medo.
No começo do mês, comprei um adesivo de estampa de girafa. Acho que era a estampa mais linda do site.
E, finalmente, hoje. Não sei de onde veio, não sei o que me fez lembrar delas. Mas, assim, do nada, resolvi escrever sobre girafas.
Pra isso, tive que pesquisar um pouco. Foi mais por curiosidade mesmo. Vontade de descobrir mais das grandalhonas. E, pra minha surpresa, achei coisas surpreendentes.Elas, por instinto selvagem, possuem "costumes" que eu valorizo bastante, por instinto humano.


  • Girafas podem parecer fortes e agressivas. Mas apenas a primeira característica é verdadeira, pois elas são de índole pacífica e inofensiva. Mesmo sendo tão grandes, o que elas querem, ao chegar perto dos humanos, é sentir o cheiro e saber se temos algo para lhes alimentar.
  • Por serem tão ingênuas, não notam o perigo facilmente. Exemplo: um dos principais predadores é o crocodilo, que parte ao ataque quando a pobrezinha, desprevenida, se abaixa para pegar água. A gente também passa por isso. Quem é que nunca foi pego de surpresa por alguém(ou algo) que só esperou ficarmos tranquilos e sossegados pra atacar? Assaltos, crises, desânimo, tristeza.
  • Além disso, as girafas também são "família. Cuidam uma das outras. Quando estão em bando, uma delas fica à espreita enquanto as demais estão se alimentando ou dormindo. Vai dizer que isso não é lindo de se ver? 
  • Também possuem o sentido da visão mais desenvolvida do que os outros. É nesse tipo de coisa que nós, humanos, deveríamos investir. Visão. Olhar pra frente, se esforçar pra enxergar o território que, mesmo longe, pode ser um bom lugar para colher experiências, descanso...
  • Quase nunca emitem sons. Hum, interessante. Falar menos, entendi!
  • E, por último, é um animal gregário, que constitui rebanhos ou bandos pouco numerosos. Ok, poucos amigos, mas amigos fiéis (porque o bando anda sempre junto).


Tá vendo, elas são muito lindas. Fofas. Inteligentes.

E, o melhor de tudo, não são nada disso por influência dos outros animais. Simplesmente nasceram desse jeito.




Amo girafas!











Nenhum comentário: