quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

morro e não escuto tudo

Fiquei abismada. Acho que qualquer pessoa com um coração, ficaria.

Entrei na sala da minha chefe pra entregar umas coisas pra ela. Conversávamos sobre algo que não me lembro, com detalhes.
Mas, falávamos sobre a tragédia no Haiti.
Ela me disse que uma paciente entrou na sala dela um dia desses e começou a conversar com ela sobre toda essa ocorrência. No meio do diálogo, a paciente disse: "eu acho 'bem feito' pra aqueles Haitianos, isso que aconteceu".

Com cara de abismada e totalmente despreparada pra aquela frase, minha chefe disse: "Coooooooooomo assim?"
(paciente)- A Sra. não sabe que foram eles quem inventaram aquele negócio de vodu, que fica espetando as pessoas pra fazer magia negra? Então...


Sem precisar dar continuidade à história, mesmo porque eu nem quis saber o que elas conversaram depois, posso dizer que essa pessoa vive uma vida triste e amarga.
Ok, e se os haitianos mais antigos inventaram mesmo o Vodu?
O que uma criança de dois anos que perdeu sua casa, não tem hospital para socorrê-la enquanto seu corpo está sangrando, não tem água pra beber, e perdeu seus pais, TEM A VER COM OS HAITIANOS ANTIGOS QUE INVENTARM O VODU?

Eu queria muito saber, porque as pessoas gostam de generalizar uma situação?
Porque o que uma pessoa faz, culpa multidões inocentes, na lei dos homens? (Ou daquela paciente)

Fiquei com a cabeça pesada ao tentar entender esse tipo de raciocínio.

Seria como se um bebê nascesse já culpado pelo pai que matou uma família num assalto.


ok ok, sejamos diretos: o pecado entrou no mundo por duas pessoas, e apodreceu o mundo inteirinho.
Mas, o que leva uma pessoa a pensar que a catástrofe atual é somente a justiça?

Eu não entendo muito bem isso.
Quem entender, por favor me explique... se precisar, desenhe!

Mas, pra mim, isso é pura falta de sensibilidade e amor.

4 comentários:

**Cris** disse...

Isso me faz pensar em uma coisa que uma pessoa me disse outro dia enquanto conversavamos: "quanto mais o ser humano evolui mais ignorante fica".

Jéssica disse...

Isso é repugnante de se ouvir. Mas já é de esperar de qualquer ser humano, ignorante. Ainda que as pessoas se tornem mais sensiveis, será pouco pra melhorar o que já está em estado super grave: a atitude humana. Isso é projeção, um é culpado, mas a culpa é refletida em todos. Lamentavel...

Bjs, e agradeço ao seu ultimo comentário! ;)

Ana Cláudia Tolezano disse...

É, infelizmente tem gente ignorante a torto e direito. E pensar que o próprio cônsul do Haiti no Brasil disse a mesma coisa. Que palavras de esperança podemos dar a um povo se os próprios representantes do país não vêem futuro nele? Revoltante.

Alguém disse...

É difícil dizer, mas a humanidade caminha para seu próprio fim.
Insensibilidade diante de inegáveis fatos, crueldade até mesmo no pensar. No final das contas, nós seres humanos nada mais somos que poeira. Aquela "velha poeira" que ainda pensa em um futuro feliz cada vez mais distante, esquecendo que este é construído com o bem, algo raro nessa (des)humanidade.